Unha encravada é uma doença muito comum. Ela ocorre quando uma parte da unha entra na pele ao seu redor. O motivo é que a pele torna-se uma barreira para o crescimento da unha. Sendo a unha uma estrutura mais resistente que a pele, esta não pára seu crescimento e penetra e causa dor e inflamação nos cantos da unha. Compromete homens e mulheres,crianças e adultos.
Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico.
A onicocriptose ou unha encravada é processo doloroso originário da penetração da lâmina ungueal no tecido mole circunjacente,com predomínio nos grandes artelhos e maior frequência no sexo masculino, na proporção de 3:1, ocorrendo o acometimento entre 10 e 30 anos de idade.É doença multifatorial, destacando-se a convexidade exagerada da lâmina ungueal, o uso de calçados apertados, a excessiva pressão externa, traumas crônicos e o corte inadequado da unha.
Entre os erros mais comuns cometidos pelas pessoas, as especialistas apontam o uso de palito, a retirada freqüente da cutícula e o corte inadequado da unha.
CAUSAS:
• Trauma: Sapato apertado ou chuteira apertada (no caso dos homens), Ter levado uma pisada ou Queda de algum objeto
• Corte incorreto: A própria pessoa corta a unha de forma inadequada
• Alteração do formato: Fatores como idade ou micose podem engrossar ou encurvar a unha
• Lesões: A retirada da cutícula pode contribuir para o problema
• Genética: Muitas pessoas nascem com lâminas muito largas para o tamanho do leito ungueal
PRINCIPAIS ERROS:
“Cutucar” a unha encravada com palito
Retirar a cutícula
Cortar a unha sem orientação
Deixar as extremidades da unha muito quadradas
Usar sapatos muito apertados ou afunilados na ponta
DICAS PARA EVITAR UNHA ENCRAVADA:
Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre
Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa
Não corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os
Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos
Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso
Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um Dermatologista
TRATAMENTO UNHA ENCRAVADA :
O tratamento da unha encravada varia conforme o grau da unha encravada e o numero de episódios.
No início do encravamento pode ser tentado o tratamento clínico com higienização freqüente e elevação da ponta que está penetrando o tecido.
Nunca tente cortá-la, pois determinará uma piora do quadro. Nos casos que não respondem, o tratamento é cirúrgico com a retirada parcial da unha doente. Recidivas são infreqüentes, mas podem ocorrer. Naqueles pacientes com tendência a ter unhas em telha (arredondada) é possível fazer abrasão da unha.
Segundo Heifetz, assim se caracterizam os três estádios clínicos daunha encravada: 1 – penetração do canto da unha no tecido mole circunjacente, induzindo resposta inflamatória local com eritema, edema e dor; 2 – a espícula ungueal atua como corpo estranho e mantém o processo inflamatório ativo causando frequentemente infecções bacterianas; 3 – ocorre formação de tecido de granulação com aspecto exuberante. O paciente apresenta dor na porção lateral ou medial dos artelhos, acompanhada de drenagem de secreção purulenta e dificuldade na deambulação.
TRATAMENTO CONSERVADOR DA UNHA ENCRAVADA
São medidas que devem sempre preceder a indicação de tratamento cirúrgico pois, independentemente da fase em que se encontre o paciente, sempre resulta em benefícios enquanto restringe ou reduz o processo inflamatório local:
a. Elevação da borda ungueal com uma pequena espátula e, após a saída da secreção purulenta, colocação de uma pequena massa de algodão de forma a manter suspensa e livre da pele o ângulo ungueal.
b. Quando há grande hipertrofia do tecido de granulação no sulco ungueal, pode-se proceder à sua retirada com cureta, bisturí ou com a aplicação de bastão de nitrato de prata (sempre após bloqueio anestésico local).
c. Se houver processo infeccioso exuberante, além dos banhos com soluções de Permanganato de Potássio (1:40.000), indica-se antibióticoterapia sistêmica e curativos seriados que visem a drenagem sistemática da secreção colecionada.
d. Uma vez controlado o processo, iniciamos o tratamento preconizado no ítem anterior que se refera à profilaxia.
CLIP SISTEM
O clip Sistem é um sistema de Correção de unha encravada, que permite ampliar as possibilidades de tratamento, inclusive unhas irritadas, bordas altamente sensíveis e unhas infeccionadas.
As principais vantagens estão no desenho estudado e desenvolvido para corrigir a curvatura de unha, e por cicatrizar o canal da inflamação da unha.Graças ao seu desenho, que corrige a curvatura de unha de maneira mais efetiva e menos dolorosa, o clip sistem ou FMM(fibra de memória molecular) distribui a tração ao longo da unha e não em pontos concretos.
TRATAMENTO CIRURGICO DA UNHA ENCRAVADA
A literatura refere várias opções terapêuticas: cirúrgicas, como matricectomia, fenolização e excisão completa da lâmina, ou conservadoras, como o uso de órteses acrílicas. A eficácia do tratamento deve ser avaliada pela melhora dos sintomas da unha encravada, pela preservação da aparência estética da unha e principalmente pela baixa taxa de recorrência da patologia.
Diversas técnicas de tratamento para onicocriptose (unha encravada) são citadas pela literatura médica, contudo existem evidências de que a técnica de fenolização é a mais eficiente. No Brasil, a disseminação da técnica deve-se a Di Chiacchio. Entretanto, em alguns serviços, emprega-se a fenolização associada à curetagem da matriz ungueal, como tentativa de reduzir o índice de recorrência.