Lixando as unhas coretamente
Lixando as unhas coretamente
Lixando as unhas coretamente
A lixa está para a beleza das unhas assim como os pincéis estão para a maquiagem: é um produto fundamental no ritual da manicure, e só quem já passou um dia inteiro com uma unha quebrada por falta de uma lixa na bolsa sabe a falta que ela faz.
Porém, quando não usada corretamente, a lixa pode prejudicar as lâminas da unha e causar até mesmo enfraquecimentos. Será que você está usando do jeito certo? Confira nossas dicas:
Movimento correto: procure lixar as unhas sempre para o mesmo lado, evitando os movimentos tão comuns de passar a lixa de um lado para o outro. Nunca lixe a superfície da unha para eliminar ondas ou imperfeições, pois isso promove a ruptura da lâmina e a deixa mais quebradiça.
Formato adequado: as unhas das mãos podem ter o formato que cada pessoa mais gostar, mas é recomendável lixar as unhas dos pés no formato quadrado para evitar que elas encravem.
Corte antes: se as unhas estiverem muito grandes, use o cortador antes. A lixa deve servir apenas para modelar, não para reduzir o tamanho da unha. Procure não lixar as unhas mais de uma vez por semana, para não enfraquecê-las.
Usou, jogou: o mais indicado é usar a lixa apenas uma vez e descartá-la, para evitar a formação de colônias de bactérias ou fungos ? especialmente se sua unha estiver com algum problema, como micose.
Jamais compartilhe: com exceção do esmalte, nenhum acessório para manicure deve ser compartilhado, pois os objetos podem estar contaminados por bactérias e fungos que causam infecções e micoses.
Armazenagem correta: mantenha a lixa isolada dos demais objetos de manicure, protegida por uma capinha plástica. Isso evita que sua superfície retenha resíduos que podem atrapalhar seu uso ou favorecer a proliferação de micro-organismos.